sexta-feira, 22 de abril de 2011

Resumo dia 21/04: Um novo tempo!

Ano após ano a expectativa de como será o Congresso do Diante do Trono aumenta. Geralmente quando o tema é divulgado é possível imaginar algumas possíveis ministrações, louvores, mas Deus em sua infinita graça sempre surpreende, como neste 21 de abril, na Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte/MG.


Na abertura do 12º Congresso Internacional de Louvor e Adoração Diante do Trono os congressistas foram surpreendidos. Este ano a cantora Ana Paula Nóbrega ficou encarregada em dar os “recadinhos” para os congressistas com orientações importantes para os três dias do evento e as “boas-vindas”, além da premiação do primeiro congressista inscrito que este ano foi o mineiro Roberto Rodrigues.
Logo após a oração do pastor Márcio Valadão, pastor presidente da Igreja Batista da Lagoinha, sua filha, Ana Paula Valadão sobe ao púlpito e começa a agradecer à Deus por cada congressista presente e por quem acompanha a cobertura do evento. Nesse momento a tag #CongressoDT já figurava no primeiro lugar do Trending Topics do Brasil, isso quer dizer que era o assunto mais falado no Twitter naquele momento.
Ana Paula Valadão destaca que este é um ano muito diferente para o Diante do Trono. “Nesta edição do Congresso queremos simplesmente agradecer à Deus por tudo o que Ele tem feito em nossas vidas ao longo destes 13 anos de grupo”. Daí uma série de canções que fizeram a história do Diante do Trono. Ana Paula Valadão e André Valadão cantam “Tempo de Festa”, um dos hinos de celebração mais conhecidos do DT. Em seguida os dois ministram também a  músiva “A Vitória da Cruz”, do mesmo álbum, Águas Purificadoras.
Na sequência Ana Paula Valadão fala sobre a importância de cada solista que passou pelo Diante do Trono ao longo destes 13 anos, e declara que nesta noite ora e se alegra em agradecimento por cada um deles, os que estavam presentes e os que não estavam também. “Querecemos celebrar aqui os velhos e bons tempos que não queremos se esquecer”, conta e convida João Lúcio e Helena Tannure para cantarem “Pra Sempre”.
Helena Tannure fala aos congressistas da alegria de estar ali nesta noite. “Algumas pessoas me perguntam: ‘Helena quem vai cantar Lugares Altos?’ Não se preocupem meus irmãos, Deus quer levar todos para lugares altos”, fala Helena com seu tom de brincadeira que lhe é peculiar. Compartilha ainda que ela, o esposo e os filhos vivem uma nova fase, feliz, principalmente por terem sido obedientes ao Senhor. E logo, começa a cantar “Lugares Altos”.

A cantora Helena Tannure explica aos congressistas que a saída dela e do esposo do Diante do Trono foi um processo bastante doloroso porque não queria “sair do ninho para voar”, mas que entenderam que era preciso. “Tenho convicção de que foi a coisa certa a se fazer apesar de amar demais estar com todos aqui no Diante do Trono, pessoas que me viram nos piores e melhores momentos nesta caminhada”.
 
Outros dois momentos emocionantes foram quando Ana Paula Valadão ministrou a canção “Preciso de Ti” e em seguida convidou Priscila Coelho, apresentadora do programa Amplificador, da Rede Super de Televisão para testemunhar sua conversão que iniciou-se quando ela foi ministrada ouvindo o CD/DVD Príncipe da Paz, do Diante do Trono. “Logo depois de ser ministrada pelas canções fui para o Impacto Vida (Encontro com Deus para não convertidos) da Lagoinha onde conheci Jesus verdadeiramente”, testemunha.

Ao cantar “Invoca-me” o pastor André Valadão ministra um cântico espontâneo: “Nada me falta, nada me faltará, porque sou acolhido pelos braços de Deus”. “Você que acompanha essa transmissão pela Internet ou pela televisão também há de receber do abraço de Deus”, declara pr. André Valadão.

Com muita emoção que os congressistas recebem a cantora Graziela Santos para ministrar a canção “Amigo”. E ainda conferir a pastora Renata Valadão e Mariana Valadão nos backings com a nova moçada do Diante do Trono. Os congressistas em coro cantaram “Quero tocar-te” à capela com Mariana Valadão que em seguida ministrou a música com todo o grupo.

Soraya Gomes também subiu ao púlpito e de joelhos falou emocionada sobre os filhos da Grazi e do Clay Peterson e o quanto as crianças se parecem com eles. “É tão lindo vê-los e chegar ao entendimento que nós, como filhos de Deus também devemos ser parecidos com eles”.  E, ministra “Quão grande és Tu”.
Helena Tannure voltou ao púlpito para dar uma palavra aos congressistas falando sobre a história do Diante do Trono. “Nunca poderíamos imaginar quantas pessoas seriam alcançadas pela obediência de uma pessoa a voz de Deus”. Se referindo à Ana Paula Valadão que por meio de sua obediência à Deus trouxe pessoas para fazerem parte desta história e continuar levando o nome de Jesus por onde passassem.

Segundo Helena, Deus fez o que somente ele pode dizer, “o infinitamente mais”. “O Senhor começou a empurrar alguns de nós para fora do ninho. Comecei a ficar muito confusa, porque eu queria ficar. Estava tudo tão certo, iria tão bem”. E Helena contou sobre Deus já ter direcionado a ela sobre sua saída do Diante do Trono e ela não queria aceitar. Foi quando ela enviou uma mensagem  para a pastora Ludmila Ferber que respondeu: “Leia os sinais”.

Ela explica que enquanto via Nívea Soares, André Valadão e Mariana Valadão alçarem novos voos para a Glória de Deus ela já tinha o entendimento que o momento dela estava chegando. “Não programamos um motim, nós simplesmente obedecemos ao Senhor”, diz referindo-se aos solistas e integrantes que recentemente deixaram o Diante do Trono (João e Helena Tannure; Bruno Gomes, Grazi e Clay Peterson). “Talvez você esteja agarrado ao ninho que te alimentou, nutriu, te formou. Mas tem muita gente indo para o inferno e não podemos ficar acomodados no lugar onde estamos. Para irmos para o centro da vontade de Deus na nossa vida, geralmente, ele nos tira da nossa área de conforto”, encoraja.
Para Helena Tannure ninguém é digno de ser chamado “seguidor de Cristo” se não abrir mão das próprias preferências. E para fechar o momento, cantou à capela acompanhada dos congressistas a música “Quero seguir-te”.  Ana Paula Valadão volta ao púlpito e canta a música “Diante do Trono”.
Ana explica que toda árvore boa para dar frutos precisa ser podada, referindo-se para as mudanças no Diante do Trono e o entendimento que há uma nova geração chegando para fazer parte do ministério, citando, inclusive, novos integrantes que vieram pelo CTMDT (Centro de Treinamento Ministerial Diante do Trono).
Ana Paula chama o maestro Sérgio Gomes ao púlpito para falar das mudanças no Diante do Trono. “Tem sido muito difícil este novo tempo, temos orado e crido que é um tempo do Senhor. Por mais que nossa vontade é nos agarrar, temos escolhido que é melhor obedecer. A Ana é uma mulher do Senhor, Ele tem falado ao coração dela e também nos trazido o entendimento de um tempo novo no Diante do Trono”.
Em um momento muito especial Sérgio Gomes conta do sonho que começou no coração do pastor Márcio Valadão que enviou Sérgio e Ana para uma gravação fora do Brasil em 1997 e que os encorajou a gravar o primeiro CD logo em janeiro de 2008, o que deu origem ao Ministério Diante do Trono. “Estamos com um novo começo que é a Fábrica de Artes, uma nova fase em parceria com o Ministério de Louvor da Lagoinha, mais um sonho do pastor Márcio. Ele ainda nos desafiou a termos uma Orquestra Sinfônica até a construção do novo templo, isso quer dizer que a orquestra ‘não acabou’ como algumas pessoas pensaram”, conta Sérgio Gomes.
Ana Paula Valadão chama ao púlpito todos aqueles que foram enviados pelo Diante do Trono. “Meu coração se alegra porque todos disseram que estão abrindo mão de estar com o Diante do Trono para ganhar mais vidas em novos projetos. O exército é o mesmo, o batalhão é o mesmo, servimos o mesmo Deus”.  Ana brinca sobre a mãe dela, pastora Renata Valadão que está trabalhando na Estância Paraíso, com a pastora Ezenete Rodrigues. “Quando não estou na Estância estou cuidando dos meus netinhos, é o meu chamado”, declara pra. Renata.
Ana convida pastora Ezenete Rodrigues para orar pelo novo tempo do DT, tanto pelos que passaram pelo grupo, quanto pelos que acabaram de chegar. “Grandes coisas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres”, ora pra. Ezenete. E continua: “Nós te adoramos porque nestes anos todos o Senhor cuidou de nós. O Senhor nos restaurou, ensinou, mostrou o caminho. Podemos aqui com a alegria da sua presença exaltar o Senhor por cada ano que passou. Que o Senhor possa derramar bençãos sobre cada um destes, Senhor. Te adoramos por cada vida, pelo CTMDT que trouxe pessoas tão preciosas”.
Selando este momento Ana Paula e André Valadão ministram a música “Deus Fiel”. “O sucesso de uma instituição não é no presente, está no futuro”. Ana Paula compartilha que o sucesso de uma geração está em passar por mais de uma geração. E convida Roberta Izabel para cantar “Anseio por mais de Ti”.
Em seguida Ana Paula convida o pr. Markku Koivisto, da Finlândia para subir ao púlpito e orar com uma palavra de encerramento e ela destaca que este ano o congresso recebe uma caravana de 37 irmãos da Finlândia e outra com 14 irmãos da Venezuela.
Pr. Markku ora por Ana Paula Valadão que vai ao chão em segundos. E em seguida é a vez do pr. Márcio Valadão que recebe a oração do pr. Markku e também vai ao chão.  Na oportunidade pr. Gustavo Bessa fala sobre a maravilhosa Glória do Senhor. “No Antigo Testamento esta Glória estava em lugares ou pessoas específicos. Quando Jesus morreu e ressuscitou, Ele se acentou à direita do Pai e veio o Pentecostes. A Glória não era mais a que vinha e ia embora, mas de uma vez para Sempre o Espírito de Deus foi derramado e permaneceu sobre a Igreja do Senhor. Meu irmão leva essa Glória por onde você for!”
Sem dúvidas a noite de abertura do 12º Congresso de Louvor e Adoração Diante do Trono começou com a alegria de um novo tempo sendo vivido por todos os que fizeram, fazem e vão fazer parte da história deste ministério.

Continue acompanhando a cobertura do evento em nosso site!
E ao vivo em vídeo pelo http://bit.ly/9JNICh .

:: Elisandra Amâncio
Equipe de Comunicação #CongressoDT

Nenhum comentário:

Postar um comentário