domingo, 24 de abril de 2011

Resumo 23/04 manhã: Tempo de gratidão!



Homenagens, emoção, bate-papo e muito ensino da Palavra no terceiro dia de Congresso
Antes de dar início ao período de louvor da manhã, um dos representantes da Bless Music empolgou os congressistas ao mostrar os instrumentos que vão ser sorteados hoje à noite: uma guitarra e um violão....




Todos estão exercendo a fé esperando serem contemplados com um dos instrumentos! E a empolgação continuou com o sorteio de brindes para o congressista mais velho e o mais jovem deste ano.
Ana Paula Valadão convidou a Igreja para participar de uma caravana para Israel. Serão 21 dias passando por lugares, como o Monte Sinai, Mar Vermelho, na Terra Prometida e por caminhos onde Jesus operou milagres e ensinou o Evangelho. “Momentos de experiências com Deus em que você pode provar da bondade e fidelidade do Senhor sabendo que Deus é sua fonte, Ele é o seu provedor”, bradou Ana Paula. Ana aproveitou o momento de alegria para apresentar e honrar seus avós, Teonila e Jaconias, pais de sua mãe, Renata Valadão. Ana conversou e compartilhou com os congressistas momentos da vida de seus avós e seus pais, em um bate-papo muito animado sobre a caminhada familiar e ministerial da família Valadão.
O louvor levantou os congressistas em mais um momento de adoração e festa na presença do Senhor. Ana prestou uma homenagem a seu marido Gustavo Bessa pelo seu aniversário e honrou ao seu ‘príncipe’, dizendo emocionada: “O Gustavo é o varão que eu pedi a Deus e Ele me deu, porque Ele é fiel”. O louvor de gratidão criou uma atmosfera de rendição e todos em uma só voz encheram os céus bradando “Te agradeço, estou aqui pra Ti louvar”.
O pastor Márcio Valadão conduziu um momento especial de consagração de seu netinho Tito Valadão. Como muita emoção e gratidão pela vida do novo membro da família Valadão, o pai, Felippe Valadão, disse: “Nós já o oferecemos a Deus, ele é do Senhor e oficializamos agora”. Nesse momento o pastor Márcio orou e o pastor André Valadão ministrou a canção “Eu e minha casa”.
O tema do bate-papo do Congresso, da parte da manhã foi: “Conduzindo a Igreja à adoração”. Ana Paula Valadão, Adhemar de Campos e seu filho Rodrigo Campos, Márcio Valadão com seu netinho Lorenzo no colo, e André Valadão, conduzidos pela ministra de louvor, Ana Paula Nóbrega, foram os participantes do bate-papo. As perguntas dos congressistas enviadas pelo site e pelas páginas do Twitter direcionaram a conversa. Ana Paula Valadão iniciou respondendo sobre a importância do louvor na adoração da igreja e enfatizou a necessidade de estar preparado espiritualmente e ter a direção do Espírito Santo para escolher as canções.
“Culto não começa nem termina. Não tem isso de entrar na presença de Deus, nós temos é que viver na presença dele. O ministro de louvor deve ter a sensibilidade para ouvir a voz do Espírito e conduzir o louvor”, disse o pastor Márcio Valadão. “O líder deve estar preparado para servir com o óleo fresco do Senhor, independente que seja 10 minutos ou uma hora de ministração”, completou o pastor André Valadão.
Um dos assuntos mais citados nas perguntas foi à respeito da manipulação dos ministros de louvor. “A gente tem que ter cuidado com isso, porque não se trata de um trabalho meu, se trata do mover sobrenatural de Deus”, disse o pastor Adhemar de Campos. “E não existe uma fórmula, cada ministração quem direciona é Deus”, completou o ministro de louvor Rodrigo Campos. Para finalizar o bate papo o pastor Márcio respondeu qual é o ministro de louvor que agrada, “se nós agradarmos o Senhor Jesus o resto é o que importa. A sensibilidade do dirigente de louvor é exatamente buscar querer agradar o Senhor e se o povo não gostar não tem problema, porque o principal é Ele”, concluiu.
O pastor Gustavo Bessa apresentou e orou pelos pastores visitantes da Igreja Indiana New life, que ajuda o Diante do trono no projeto de resgate de crianças indianas vítimas da prostituição infantil (Ashastan) . “Nós queremos continuar cuidando dessas meninas, fazendo delas aquilo que Deus quer que elas sejam”, palavras emocionadas do pastor Márcio. A Igreja levantou um clamor pelo projeto, pelas vidas das meninas e pela Índia.
A palavra ministrada pelo pastor Gustavo Bessa ensinou sobre o avivamento. O texto chave que ele usou está no Livro de Lucas 3.1-6.  Foram 400 anos de espera e silêncio de Deus, o povo de Israel clamava a Deus que fizesse algo. Então o Senhor levantou João Batista que pregava nas cidades o arrependimento e a vinda de Cristo.  Deus era com ele e o avivamento cobriu o povo de Israel. “O avivamento não muda a história de uma só pessoa, muda a história de uma nação. E o avivamento com João Batista mudou a história do mundo, porque ele preparou o caminho para Jesus”, ministrou o pastor Gustavo Bessa, que ainda enfatizou: “Avivamento não é obra de homens, mas de Deus, nós podemos mudar o estilo das músicas, da liturgia e das pregações de nossa igreja, mas só Deus pode mudar o coração do homem”.  “É por isso também que Ele faz do jeito dele e no tempo dele. É uma obra que Deus faz e dá continuidade até hoje em resposta ao clamor e à expectativa de seu povo. O fogo do sacrifício de Jesus é reacendido a cada época conforme o Senhor quer, porque Deus não divide a sua glória com ninguém. Esse mover não começa com a multidão, mas com poucas pessoas que anunciam a Palavra até que chegue à multidão. Havia tetrarcas e sacerdotes naquele tempo que tinham poder para transformar a sociedade, mas nenhum deles recebeu a Palavra, mas sim João Batista, filho de Zacarias, que não era ninguém. Mas Deus não faz acepção de pessoas. Ele olha o coração”, disse Gustavo.
A ministração da Palavra pelo Pr. Gustavo ainda seguiu dizendo: “No secreto de seu quarto, é ali que a Palavra de Deus vem. Começa com as pessoas que se dispõem, que no deserto buscam somente a Deus”. O avivamento que aconteceu no País de Gales, no século passado, continuou quando Deus incendiou o coração de Roberts, um lenhador que chorava por seu povo. Ele pregava sobre o amor de Jesus, na simplicidade, e o povo chorava e se quebrantava na presença do Senhor. Não é um sermão bem elaborado que promove o avivamento, é Deus quem faz da maneira que Ele quer. A obediência à Palavra e a vida longe do pecado dá espaço para que Deus faça o avivamento. No avivamento o nome que é levantado é o de Jesus, porque só o Seu nome salva. Nós precisamos propagar a mensagem de Jesus, que Ele cresça e que eu diminua, porque é Ele quem opera tudo em todos. É o Senhor e não eu. Devemos ser submissos à Palavra e a Palavra é Jesus. E se de fato amamos o Senhor devemos ter tempo e espaço para buscar ao Senhor, porque o avivamento é isso, que o Senhor seja exaltado em nossas vidas e o nome dele seja anunciado em todo o tempo”.
Todos os congressistas e participantes do 12° Congresso Internacional de Louvor e Adoração do Diante do Trono, aprenderam muito com o pastor Gustavo. “As experiências que você tem intimamente com Ele e compartilha com seu próximo e ele é inflamado por aquilo que Deus fez com você, isso é avivamento. As pessoas estão vazias, se sujeitam a tantas coisas. Mas o que elas querem é o perfume que você tem, elas clamam pelo amor que Deus tem dado a você. E é você quem deve levar o avivamento que Deus tem feito em sua vida. Se alguém tivesse levado o amor de Jesus para o rapaz de Realengo (RJ) a história seria diferente. É por isso que as nossas conversas devem ser diferentes, a nossa vida deve ser diferente e nós devemos ser diferentes e nos espelhar em Cristo. Você pode ser bom em tudo o que faz, mas se você não tiver Jesus em suas atitudes, não adianta ser bom dentro da igreja, porque não acontecerá nenhum avivamento. O avivamento se resume em JESUS”, acrescentou Gustavo explicando sobre o verdadeiro avivamento.
No final da palavra Gustavo Bessa chamou a Igreja a clamar por Jesus numa atmosfera de rendição, louvor e adoração. Todos clamaram “tua glória, venha o céu na Terra, céu na Terra. Anseio por mais de Ti, com meu respirar, com meu caminhar. Eu queimo de amor por Ti, com desejo santo queima o fogo santo” e as bandeiras de Israel e do Brasil fizeram parte das danças de adoração e unidade da Igreja.
:: Stephanie Zanandrais
Equipe Comunicação #CongressoDT

Nenhum comentário:

Postar um comentário